quarta-feira, 21 de setembro de 2011

IPI ...O roubo direto no nosso bolso





O Brasil está crescendo economicamente de uma forma muito impressionante. Empresas multinacionais escolheram nosso país para investirem de forma bruta, apresentando e oferecendo opções interessantes e com isso ampliando e beneficiando nosso mercado de trabalho. A China, responsável por esta grande fatia, decidiu lançar modelos de carros completos a preço de carros ‘’nacionais’’ populares. Pois bem, isso concerteza incomodou as empresas já aqui instaladas que como forma de pressão, decidiram por A mais B que ‘’nossos’’ carros estavam perdendo terreno e nós, simples e sofridos consumidores estaríamos sendo lesados com esta invasão, principalmente oriental. Agora, fomos lesados em quais sentidos? Pois até agora não consegui enxergar os prejuízos, muito pelo contrário, estava presenciando uma nova e breve fase que estaria por vir, onde carros começariam a ter o preço justo pelo que oferecem. Em outras palavras, ‘’nossos’’ carros 1.0 são uma vergonha automobilística, vergonha mais justificada ainda quando pagamos quase R$ 30.000 por um modelo básico. Mas para as indústrias ‘’daqui’’ isto não é prejuízo né, este fato logicamente se resume em um lucro exorbitante que cada ano cresce mais e mais e como em um saco sem fundo, os poderosos não cedem e o governo parece estar passando despercebido sobre tal questão. Pagamos quase 40% de impostos sobre carroças nacionais, que se você quiser acrescentar algo essencial como uma direção hidráulica e um ar condicionado, vixe, pagará o preço que viria a ser oferecido pelas tais ''invasoras'' em seus modelos 1.6 completos. Ou seja, seria isto injusto, você ter a opção de decidir que ao invés de comprar um basicão 1.0, poderia você optar por um 1.4/1.6 completo?Seria injusto termos carros básicos a preços justos?Seria injusto o consumidor gastar seu dinheiro, que muitas vezes é fruto de trabalho sofrido para comprar carros que justificam o que vale?Seria injusto as empresas ‘’nacionais’’ ao invés de incentivarem o aumento do IPI, reduzir o preço dos carros aqui fabricados?Parece que sim, não para nós, mas para as grandes monopolizadoras que abusam em um país que tem tudo para ser uma potência, mas enquanto usar antolhos, vai continuar na escravidão de um mercado capitalista e egocêntrico, onde o povo é o principal  vitimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário