A Ford sempre foi no Brasil consagrada pelas suas versões de luxo e dos potentes motores que equipavam os consagrados Galaxie-Landau e Mavericks das décadas de 60/70. Carros de um segmento luxuoso com acabamento primoroso que foram adotados por anos como carros oficiais da presidência, tiverem no final da década de 70, início de 80 com a crise do petróleo, o reinado ameaçado. Com isto, os motores V8 de cilindradas rudes passaram a preocupar o sono dos clientes, levando em 1981, como versão 1982 a Ford lançar um modelo que tivesse o mesmo luxo, porém com um importante diferencial, a economia, adotando para isso o motor CHT 1.6. O carro, dono desta importante incumbência se chamava Del-Rey, modelo de linhas elegantes, teto alto e frente imponente.
O Del-Rey foi lançado inicialmente em duas versões, Prata e Ouro. A série prata era a versão mais simples do modelo, com rodas de aço, vidro traseiro sem antiembaçante, painel simples e desprovido de qualquer equipamento de luxo. O série Ouro fazia jus ao nome, agregando ao pacote, piscas nas pontas dos pára-lamas frontais, painel completo, roda de liga leve exclusivas, acabamento sofisticado nas portas e bancos, direção hidráulica, ar condicionado e travas, vidros e mala elétricas, além ainda de como opcional o câmbio automático e as charmosas luzes de leitura internas com relógio digital frontal fixado no teto do veículo. Com todo este luxo a parte, o Del Rey cumpria seu papel com honra na progressiva substituição do luxuoso e elegante Landau.
Nos confrontos que era disposto a enfrentar, o Del-Rey se destacou em grande parte deles, ganhando inclusive do recém lançado Monza,com uma vitória acirrada em vista dos equipamentos que trazia nas séries completas e do primoroso acabamento interno com o painel mais completo da categoria. De 1982 à 1984 o Del- Rey mudou muito pouco, ganhando neste último ano a versão perua, denominada de Scala, completa de fábrica, porém com uma carroceria já conhecida dos brasileiros.
Em 1985 o Del Rey recebeu seu único face lift, durando até 1991, ganhando novo conjunto frontal com spoiler intergrado a partir das versões GL, lanternas traseiras novas e acabamentos diferenciados, além dos assentos dianteiros modificados para as demais versões. No mesmo ano o Del Rey passou a usar novas nomenclaturas e a Scala passou a ser novamente Belina, só que agora Belina Del Rey, recebendo também as devidas modificações. O L era a versão mais simples do modelo, desprovido até de retrovisor direito, o GL era equipado com calotas e possuía um acabamento mais dedicado, após o GLX, versão de caráter ‘’esportivo’’, que possuía calotas diferenciadas, painel completo e opcionais interessantes como ar, direção e conjunto elétrico e para finalizar, a top Ghia, versão luxuosa e requintada que além de todos os equipamentos da versão Ouro, passou a contar com encosto de cabeça traseiros, com descansa braços, dando um ar ainda mais exclusivo ao modelo. As vendas iam caminhando bem mas faltava ao modelo um motor mais picante, pois apesar de todo conforto oferecido, mesmo nas versões simples, o Del Rey e sua versão perua eram carros pesados, o que os tornavam molengões no desempenho.
No ano de 1987, a Ford se uniu a Volkswagen, criando a Autolatina, maior fábrica automobilística do país. Dois anos após, o Del Rey vive o seu melhor acerto mecânico, ganhando da Volks o consagrado motor AP 1.8, dando um fôlego nas vendas e colocando um sorriso a mais nos clientes fiés do modelo. Apesar de todo este acerto, o modelo passou alguns anos sem sofrer a tão esperada injetada de ânimo que sofreu, e quando isto acontece, ele já está defasado como modelo, abrindo margem para a Ford encerrar sua produção em 1991, sendo substituído pelo Versailles e a Belina, pela versão perua Royale. Os dois modelos da linha Del Rey cumpriram papéis importantes no decorrer dos anos, fazendo clientes fiés e deixando saudade por onde passaram. Até hoje um Del Rey ou Belina quando passam, estando eles em perfeitas condições, desfilam esbanjando imponência e elegância de uma época em que os carros nacionais eram dignos de ter fãs fiés.

Quem quiser conhecer melhor o modelo pode visitar o blog www.forddelrey.wordpress.com
ResponderExcluir